(051) 3395-4235

POLISSONOGRAFIA

Aplicada na avaliação da estrutura do sono, permite a identificação de problemas respiratórios como a apnéia, insônia e outros. Realizada na clínica ou no domicílio, a Neuromuscular oferece as diferentes opções aliando eficiência e conforto.

O paciente dorme no seu horário normal utilizando sensores para a detecção de variáveis como fluxo e movimentos respiratórios, ondas cerebrais, movimentos dos olhos, da face e dos membros, oxigenação do sangue, entre outras.



Por que fazer?

As doenças do sono têm efeito direto sobre como nos sentimos durante o dia até sobre a manutenção da nossa saúde. O sono anormal ocasiona sonolência, mal-estar e doenças diversas como diabete, hipertensão e suas consequências como infarto e derrame cerebral.

Riscos

O exame não oferece risco ao paciente.

Preparação

Recomenda-se que o paciente tenha uma noite nos padrões habituais, usando a medicação e ingerindo a alimentação de costume. Deve apenas evitar o uso de cremes na pele, pois podem interferir com o correto funcionamento dos sensores.

Depois do exame e resultados

Após ser realizada a análise criteriosa de todas as variáveis obtidas ao longo das horas de sono, ou da ausência deste, o médico especialista redige o laudo com conclusões baseadas em critérios específicos e internacionalmente estabelecidos em Medicina do Sono.

O dia do exame

O Exame é preparado por enfermeira com formação e experiência em neurofisiologia e polissonografia. No domicílio do paciente, prepara, orienta e inicia a execução do exame. Pela manhã, a profissional retira cuidadosamente os sensores e recolhe o aparelho. Todo o processo se dá de forma simples, prática e segura. Além do exame domiciliar, o paciente pode optar pela realização do exame na clínica. Neste caso, todo o preparo, realização do exame e finalização ocorrem com a presença constante de pessoal técnico.